A arquitetura e o Urbanismo constituem uma área de conhecimentos de ampla abordagem na escola, desde a Educação Infantil até ao Ensino Médio, que pode interessar a muitos estudantes por ser interdisciplinar, essa área perpassa conteúdos de História, Geografia, Artes, Matemática, Física, dentre outros. Professores de todas essas disciplinas podem, facilmente, identificar atividades por meio de uma rápida pesquisa em motores de busca na Internet, usando os termos BNCC e arquitetura, por exemplo.
Além disso, professores de diferentes disciplinas podem ser servir de textos e de biografias de arquitetos conhecidos como base para trabalhos didáticos em áreas como Língua Portuguesa e Artes, o que também contribui para a abordagem de uma educação patrimonial. Eis alguns exemplos de biografias de arquitetos e urbanistas que atuaram na criação, na implantação e na consolidação de Brasília:Lucio Costa.
O arquiteto e urbanista que criou a cidade de Brasília.
Oscar Niemeyer.
O arquiteto dos principais monumentos de Brasília.
Anna Maria Niemeyer.
Arquiteta e urbanista responsável pelos projetos de arquitetura de interior do Palácio da Alvorada, Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal.
Mayumi Watanabe Souza Lima.
Pioneira da pré-fabricação, aluna de Lelé Filgueiras, autora dos edifícios residenciais brutalistas blocos F, G e I da 107 Norte, que constituíam o Unidade de Vizinhança São Miguel e integrante da equipe que desenvolveu o projeto de paisagismo do Jardim Zoológico de Brasília.
Danilo Barbosa.
O arquiteto e urbanista que criou as placas de sinalização de Brasília.
Daniela Diniz Rodrigues.
A arquiteta e urbanista que criou as estações do metrô de Brasília.
Eis algumas possibilidades de atividades conectadas com a BNCC:
Arquitetura e ao Urbanismo.
No âmbito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a habilidade EF05GE04, destinada a estudantes do 5º. ano do Ensino Fundamental, diz respeito à Arquitetura e ao Urbanismo e consiste em reconhecer as características da cidade e analisar as interações entre a cidade e o campo e entre cidades na rede urbana. Temos aqui 5 planos de aula para se trabalhar essa habilidade em sala de aula.
Arquitetura no cotidiano.
Acesse aqui sugestões de atividades pedagógicas propostas pelo Conselho Federal de Arquitetura e Urbanismo. Esta proposta pedagógica, intitulada “Arquitetura no cotidiano” está prevista para ser realizada com estudantes do 5° ano do ensino fundamental, envolvendo habilidades previstas na BNCC, referente às quatro áreas de conhecimento (Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza).
Muito prazer, dona rua!
Acesse aqui e conheça a prática pedagógica intitulada como “Muito prazer, dona rua!” que tem como objetivo ampliar a compreensão das crianças acerca do espaço físico e temporal em que vivem. Trata-se de atividades para turmas do 3o ano do Ensino Fundamental, contemplando as habilidades estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para as áreas de Geografia, Língua Portuguesa, Matemática e Artes.
Arquitetura e Urbanismo na Escola.
Essa proposta se relaciona com a BNCC do Ensino Fundamental – Anos Iniciais ao propor soluções lúdicas de aprendizagem a partir de correlações com o campo da Arquitetura e Urbanismo, enfatizando a Escola como palco da transformação social, o que torna possível também por se alinhar aos objetivos do desenvolvimento sustentável.
Oficina de jogos.
Esta Prática Pedagógica consiste na realização de oficinas que utilizam como principal ferramenta um jogo de tabuleiro, tendo como objetivo aperfeiçoar a consciência urbana e ambiental de crianças do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental por meio da representação de aspectos urbanos presentes e desejados na cidade em que elas vivem.